
O resultado das urnas no Tocantins desenhou a maior reviravolta da história política recente do Estado. De um lado, a aparente invencibilidade de um governante, sustentada por expressivos índices de aprovação de 80%, alicerçados numa calculada política de valorização do funcionalismo público e na realização de obras nos lugares onde ele desejava que elas avançassem. Prova desse avanço seletivo é o Novo Hospital Regional de Gurupi, que, durante todo o seu mandato, não recebeu investimentos e continuou com as obras paradas.
Do outro, a crença cega de que o capital político de um líder se transmite por osmose e de que o peso da máquina estatal, fortalecido por uma coligação avassaladora de mais de 110 prefeitos e dezenas de vereadores, seria suficiente para ungir sua sucessora, de perfil essencialmente técnico, a Professora Dorinha.
Tentou disseminar a ideia fixa de que ganharia a eleição para sua candidata porque tinha em seu palanque 80% dos prefeitos, a maioria dos vereadores do Estado, cinco dos oito deputados federais e a maioria dos 24 deputados estaduais.
Talvez esse tenha sido o motivo de tantas quedas. Pesou demais o palanque!
Mas a soberba política, muitas vezes moldada pela vaidade e pelo cálculo maquiavélico de isolar potenciais ameaças aos planos futuros, costuma esquecer uma regra elementar da democracia: o voto não pertence aos gabinetes, à máquina administrativa, aos mandatários e muito menos ao poder político e econômico. Pertence ao eleitor, que está cada vez mais informado e menos “cabresteado”. Nesta eleição, ele deixou uma grande lição para as próximas.
A engenharia palaciana foi meticulosamente traçada de cima para baixo. Sob a força do Palácio, iniciou-se um processo de exclusão e rejeição deliberada de aliados estratégicos que detinham forte apelo popular e representavam sombras para o amanhã.
A estratégia falhou, contudo, ao subestimar a capacidade de articulação dos que foram empurrados para a margem. O plano de isolamento começou a ruir quando o presidente da Assembleia Legislativa, figura importante na sustentação política do Estado, foi preterido no desenho do poder. Mesmo tendo se colocado ao lado do governador durante todo o mandato, converteu-se num polo de oposição interna e assumiu o papel estratégico de candidato a vice-governador na chapa adversária.
O governador preferiu escolher seu sobrinho, Athos Gomes, sem que o grupo soubesse o porquê, uma vez que, mesmo sendo um rapaz de boa índole, não tinha representatividade política nem aceitação dentro do próprio grupo. Athos Gomes foi o primeiro sonho que o governador matou: se candidato a deputado estadual, teria grandes chances de ser eleito.
Ao mesmo tempo, no tabuleiro da disputa majoritária, o deputado federal Alexandre Guimarães, outra liderança de peso que o Palácio tentou sufocar na corrida ao Senado Federal, transformou o cerceamento em combustível eleitoral.
Numa jogada inédita e desastrosa para o grupo governista, o Palácio apoiou quatro candidatos ao Senado para apenas duas vagas disponíveis, recusando-se a definir prioridades e a afunilar a disputa. Esse erro crasso de cálculo e estratégia custou a derrota de mais três aliados: Gaguim, Eli Borges e Ronaldo Dimas. Candidatos que poderiam ter se elegido com facilidade para outros cargos e cujas forças, reunidas em torno de um único nome, poderiam ter garantido mais uma cadeira no Senado. Era o que Gaguim sonhava.
O governador fragmentou e estrangulou os votos da base aliada, permitindo que Alexandre Guimarães canalizasse o descontentamento e conquistasse a vaga que o governo julgava sob controle absoluto. O Palácio ficou com apenas uma cadeira; a outra, nas mãos da oposição.
O erro crucial da cúpula governista foi esquecer que o próprio líder da oposição triunfante, Vicentinho Júnior, conhecia as entranhas daquele grupo. Antigo aliado de primeira hora, o deputado federal trazia consigo a bagagem de três mandatos consecutivos conquistados no corpo a corpo com o eleitorado.
Quando a máquina estadual tentou anular sua relevância, essas lideranças excluídas e rejeitadas uniram seus capitais políticos. Enquanto o Palácio se trancava em gabinetes, celebrando acordos institucionais com as estruturas executivas do Estado e dos municípios, os preteridos foram escutar os vereadores, os líderes comunitários e o povo na ponta.
Nascia ali uma das maiores lições da história do Tocantins. O carro-chefe do discurso governista, a ostentação da máquina pública e o controle dos prefeitos e das prefeituras, ruiu perante a realidade das urnas. O desejo de mudança transformou a rejeição ao discurso e às atitudes palacianas em combustível popular.
O eleitorado respondeu com clareza avassaladora: Vicentinho Júnior, o aliado que o Palácio tentou anular, passou para o segundo turno e consagrou-se como o governador mais votado da história do Tocantins, alcançando 64,52% dos votos válidos, um total de 562.083 votos, contra 35,48% da candidata oficial do governo, que recebeu 309.076 votos.
Mais uma candidatura que a vaidade matou: Professora Dorinha.
A miopia estratégica do arranjo governista não se limitou às cadeiras majoritárias. Estendeu-se, de forma igualmente devastadora, ao tabuleiro das disputas proporcionais. Na engenharia de bastidores montada pela liderança do Palácio, a escolha de candidaturas e os acordos de conveniência partidária transformaram o que deveriam ser vitórias certas num autêntico sepultamento de mandatos e de legítimas aspirações regionais.
O exemplo mais emblemático dessa engrenagem autofágica materializou-se em Gurupi, a terceira maior força política e econômica do Estado. Naquele reduto, a filha de uma das mais importantes aliadas do governo, a prefeita Josi Nunes, bem aceita e herdeira de uma sólida e histórica trajetória política no sul do Tocantins, foi “empurrada” para a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Seu caminho natural, apontado como de êxito quase consensual entre os eleitores da região, seria o Parlamento estadual. Sob as rédeas de um comando que centralizou decisões, mas dispersou forças, Luana Nunes acabou fora da bancada federal, mesmo após conquistar a expressiva votação de 27.352 votos.
Outra vaga que teve a morte decretada pelo líder maior.
Trata-se de um paradoxo cruel, ditado pelas regras do quociente eleitoral e pela falta de visão de grupo: um volume de sufrágios dessa magnitude, que poderia contribuir para eleger até dois deputados estaduais, acabou sem se converter em mandato numa legenda saturada e mal coordenada.
Ao priorizar a vaidade de inflar uma nominata federal artificial, em detrimento do fortalecimento das bases reais, o comando palaciano não só sacrificou uma liderança promissora, como também deixou Gurupi e toda a região sul com apenas dois deputados estaduais eleitos. O “enterro” dessas vagas expôs, definitivamente, o preço cobrado quando os interesses de sobrevivência de um núcleo político se sobrepõem à lógica eleitoral e ao respeito à história das lideranças regionais.
A engrenagem palaciana repetiu o mesmo erro de cálculo ao lançar ao sacrifício o Coronel Barbosa, então comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins. Reconhecido como um líder nato, de perfil técnico, profissional e sem os vícios da política tradicional, por nunca ter ocupado cargos eletivos, o militar reunia as credenciais ideais para oxigenar a chapa majoritária e conferir o equilíbrio necessário à candidatura da Professora Dorinha, assim como Eli Borges, Ronaldo Dimas e outros.
Contudo, numa decisão que o bom senso sugere ter sido ditada pelos interesses do Palácio, e não por aspiração pessoal, conforme divulgado pelo próprio candidato após a campanha eleitoral, o comandante foi empurrado para uma disputa proporcional numa chapa excessivamente pesada para a Câmara dos Deputados.
O resultado seguiu o roteiro da miopia estratégica: mesmo conquistando uma expressiva votação de 28.544 votos, o Coronel Barbosa não logrou êxito na eleição. Dezenas de milhares de votos de confiança dos cidadãos não se converteram em mandato.
O sacrifício de um nome novo e promissor não só privou o Tocantins de uma representação técnica em Brasília, como também expôs a fragilidade de um comando político que preferiu queimar seus melhores quadros em disputas ingratas a utilizá-los de forma estratégica para a sobrevivência do próprio projeto de poder.
A lição que fica gravada na história política tocantinense é indelével. O governante que se esconde atrás de uma máscara de aprovação popular, mas opera nas sombras com estratégias limitadas à condição de líder maior pelo cargo que ocupa, acaba isolado pela própria soberba.
A máquina pública pode muito, e as estruturas executivas têm força. Mas o controle dos gabinetes nunca significará o controle da alma e do voto de um povo soberano.
Os futuros candidatos a vereador, prefeito, deputado e governador, se não aprenderam com o desfecho desta eleição, é bom irem estudando. Quando o povo não quer, de nada adiantam o apoio de 113 dos 139 prefeitos e suas prefeituras, a maioria dos deputados e toda a força política.
Quem manda é o povo!
Professor Ederson dos Reis Soares
Advogado, mestre em Educação e especialista em Gestão Pública, Gestão em Saúde e Direitos Humanos. Graduado em Pedagogia, Letras e Direito, é servidor público há 27 anos. Exerceu três mandatos como vereador em Cariri do Tocantins e presidiu a Câmara Municipal por dois mandatos.
E-mail: professor_ederson
Instagram: [email protected]
Apicultura Governo do Tocantins fomenta tecnologia que rastreia origem de produtos apícolas no estado
Moda Influenciadora do Tocantins Maria Clara Guimarães participa do Fashion Meeting em São Paulo a convite da Tangle Teezer
Nota de repúldio OAB Tocantins repudia movimento que expõe advogados, comerciantes e empresas por suposta preferência política
Esporte Escolinha Estevam Neto promove amistosos em Sucupira e incentiva formação de jovens atletas no sul do Tocantins
Tarifa social Cerca de 94 mil famílias ainda podem ter acesso à Tarifa Social no Tocantins
Saúde Telessaúde chega a 63 núcleos e ultrapassa R$ 248,9 milhões em recursos e incentivos em 2026
Valorização Governo do Tocantins destaca valorização dos servidores públicos, com mais de 165 mil progressões desde 2021
Dia de finados Prefeitura de Gurupi realiza serviços de preparação nos cemitérios para o Dia de Finados; confira a programação das missas
Oportunidade Americanas abre 20 vagas temporárias para a Black Friday no Tocantins Mín. 22° Máx. 36°


